1ª Jornada de Ensino de Física Experimental

Tema: Ensinando a Física com Experimentos de Baixo Custo

Promoção: PIBID-UFC (Sub-Projeto Física), Grupo de Pesquisa em Ensino de Física (UFC).

Coordenação: Prof. Marcos Antônio Araújo Silva

E-mail: marcos.pibid@fisica.ufc.br

Justificativa: É um consenso entre os estudiosos que o ensino e a aprendizagem das Ciências em geral, e da Física em particular, melhoram quando associadas com o ensino experimental. Dentro do contexto da greve dos professores do Estado do Ceará, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES), sub-projeto Física, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Ensino de Física, Dep. de Física, UFC, promoverá essa 1ª Jornada de Ensino de Física Experimental como oportunidade do emprego de habilidades e competências dos bolsistas pibidianos para oferecer capacitação aos Professores Estaduais das disciplinas de Física. Assim, esse Projeto tem como meta a difusão entre os professores de física do Estado do Ceará de que o uso de uma prática experimental como ferramenta de ensino é possível sem muito custo, e mesmo na ausência de um espaço especial, na própria sala de aula.

Objetivos: Empreender nos professores de física do Estado do Ceará a cultura do ensino de física através de experimentos didáticos de baixo custo e fácil realização.

Quando: Dia 03 de setembro de 2011, sábado, das 8:00 às 13:00 horas.

Carga Horária: 5 horas.

Onde: Laboratórios didáticos experimentais do Departamento de Física, UFC, bloco 927, Campus do Pici, Bairro Pici, Fortaleza, Ceará, fone: 3366 9921.

Público Alvo: Professores das disciplinas de Física do Estado do Ceará.

Vagas: 30 (trinta).

Inscrições:: Apenas por e-mail (marcos.pibid@fisica.ufc.br) até o dia 31 de agosto de 2011.

Programação:

8:00h – Abertura: Aula Show do Prof. Cleuton Freire (UFC, SEARA da Ciência)

10:00h – Intervalo/Café

10:20h – Atividades no Laboratório de Ensino de Física (Algarismos Significativos, MRU, Pêndulo Simples, Experimento Virtual de Dilatação Térmica)

13:00h – Encerramento.

Contatos por e-mail: marcos.pibid@fisica.ufc.br