Já instalei duas vezes o Kubuntu 9.10 Karmic Koala no PC da Biblioteca do Curso de Física, mas até agora só tive uma experiência complicada. Como disse na primeira parte do artigo, eu tive vários problemas: com a placa de vídeo, com a transferência de arquivos e lentidão, muuuita lentidão… Depois de tanto me chatear, eu resolvi voltar a um sistema antigo, mas estável, bem estável, que eu confio e já sei mexer: o Kurumin NG 8.06, baseado no Kubuntu 8.04 Hardy Heron.

Vocês devem estar se perguntando como é que eu vou conseguir sobreviver com um sistema que não recebe mais atualizações, a não ser aquelas de segurança. Bem, estou vivendo de repositórios de terceiros, PPAs e repositórios criados pelos próprios desenvolvedores de cada programa que preciso. Estou com quase todos os softwares que uso na última versão, faltando alguns programinhas extras para conseguir tudo o que preciso. Estou até pensando em criar uma PPA pessoal para colocar pacotes criados por mim mesmo para o Hardy. Até o momento estou contente com o resultado, os programas vão funcionando bem e enquanto escrevo o Adept atualiza o OpenOffice para a versão 3.1, já que no repositório do Hardy a versão mais recente é a 2.4.

Para quem quiser seguir meu caminho, daqui a um tempo vou postar um artigo sobre como aumentar a vida útil do Hardy adicionando repositórios extras para manter o sistema atualizado.