O melhor e mais rápido navegador web, o Opera, é cheio de recursos, alguns evidentes, ou escondidos, mas todos realmente úteis. Um deles é o de visualizar os links que a página atual contêm. Isso inclui quaisquer arquivos referenciados na página, incluindo, imagens, sons e vídeos. Esse recurso pode ser usado para fazer o download em massa de todos os arquivos da página ou apenas daqueles que seguirem um filtro determinado.

Para isso, vá até a página escolhida e vá em Ferramentas > Links, na aba que abrir clique o no botão “Travar” se certificando que ele fique pressionado. Isso evitará que os links mudem caso você mude de aba ou carregue outra página na aba atual. Esse botão também deve ser mantido pressionado, para que durante o download os links também não mudem casa você mude de aba ou carregue outra página na aba atual.

Para aplicar um filtro, basta digitar parte do nome de um arquivo ou uma extensão precedida por um ponto. Por exemplo, ao digitar “.jpg”, aparecerão apenas imagens JPG.

Agora é selecionar os arquivos e clicar com botão direito em cima deles, e escolher “Salvar na pasta de downloads”, e pronto! Todos os arquivos selecionados serão salvos na pasta de downloads do Opera. Depois é só mover os arquivos para a localização desejada.